TECLADO MUSICAL OU PIANO DIGITAL? QUAL ESCOLHER?

 O primeiro contato com um novo instrumento musical resulta em dúvidas. Um violão por exemplo, carrega consigo, formato de corpo, tipo de madeira, encordoamento de diferentes materiais… E essas características vão de acordo com a sua necessidade/escolha e desejo em aprender!

 Hoje a Super Sonora traz… TECLADO OU PIANO? QUAL ESCOLHER?

 Em primeiro ponto, cabe ressaltar que piano e teclado são dois instrumentos diferentes, com particularidades que se diferem muito além de somente seus respectivos tamanhos. Cada um tem o seu “estilo musical”, assim cada um se adequa melhor a determinados gêneros e músicas, reforçando que nada é uma regra.

 O Piano Acústico é considerado um Instrumento Mecânico, o que significa que existe todo um mecanismo, que quando ativado pela determinada tecla juntamente com a pressão exercida, cada som torna-se único.

Woman playing a piano in music studio

Já o Teclado é um Instrumento “eletrônico”, onde uma mesma tecla carrega consigo, diversos sons, sendo isso respectivo a cada efeito aplicado.

Teclado Digita

Existe também o Piano Digital, que basicamente simula a experiência de um piano acústico, mas com novas tecnologias aprimoradas e a rigidez, trazendo a imponência de um instrumento superior a um teclado digital, mesmo que ambos possuem características mais focadas para áreas distintas, mas também com a versatilidade em comum, como o transporte facilitado, manutenção se necessário, entre outros.

A maior divergência de escolha encontra-se na diferença entre teclado digital e piano digital. Vamos para as Diferenças Principais:

Piano Digital – CDP-S90 (Casio)
  • Os teclados possuem em média 64 teclas, enquanto os pianos digitais, 88, sendo o mesmo número de um piano acústico.
  • Com o intuito de simular a experiência de um acústico, os pianos digitais possuem um peso “maior” nas teclas (os bons pianos digitais simulam inclusive a diferença de peso nos registros grave, médio e agudo), enquanto os teclados são mais leves ao tocar, com tecnologias de sensibilidade ao toque, diferenciando bastante os dois instrumentos na prática.
  • Além do Instrumento em si, existem fatores que complementam a experiência, como móveis, suportes, acessórios… Estruturas de modo geral. Para os pianos digitais por exemplo, existem móveis e banquetas, que o complementam, a fim de uma proximidade ainda maior do que seria tocar em um piano acústico.
  • Dentro dos teclados, existem variações como: Arranjadores, Sintetizadores, Workstations e Controladores. Cada classe explora a fundo tudo o que é possível para versatilizar o uso do instrumento, assim sendo possível seu uso em uma gama gigante de estilos e gêneros, ampliando, e muito, o campo o qual um piano normalmente se enquadra, principalmente ritmos populares atuais, como Funk e “Pisadinha”.
  • Tratando-se de um objeto de estudo, o piano digital traz funções com o objetivo principal de se assemelhar a um piano acústico, sendo um instrumento de construção, objetivo e experiência diferentes de um teclado musical, que também não é diferente para estudos, porém com a possibilidade de efeitos, transporte facilitado, sem falar na possibilidade ampliada de execução para estilos e ritmos distintos.

Se você gosta de piano e procura algo compacto, fácil de transportar, que possa tocar a noite sem incomodar ninguém, o piano digital é uma ótima opção. Mas se você tem espaço em casa e gosta do clássico som do piano acústico, você pode escolher entre o piano vertical ou de cauda, itens de mais alto nível e experiência, aperfeiçoando cada vez mais a experiência final.

Agora, se você curte brincar com timbres, ritmos e tecnologia, o teclado digital é uma ótima opção para músicos, principalmente iniciantes. Com o Teclado você pode explorar áreas, e descobrir o que você mais gosta de tocar, contando com a ajuda de todo um sistema eletrônico por trás das teclas, e com um valor muito mais acessível!

Em resumo, o piano carrega consigo, além do som característico, a experiência sensorial e sonora de um piano de alto nível, com finalidades mais refinadas, e o Teclado Digital expõe tudo o que se pode fazer com as teclas, sendo composto por efeitos, ritmos, e diversas funcionalidades que auxiliam o aprendizado e a versatilidade de tocar muita coisa, em um só instrumento!

Indiferente da escolha, a satisfação ao aprender algo novo é surpreendente! E baseado nessas dicas e descrições, esperamos que sua dúvida tenha sido sanada, e você escolha a melhor opção dentro de seus objetivos!

Aqui na Super Sonora você encontra a mais ampla variedade em Pianos, Digitais e Acústicos, e Teclados! Clique e veja!

Em nosso canal do Youtube temos diversas reviews de pianos e teclados!

–> CLIQUE AQUI E CONFIRA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s