Independente do estilo musical, adolescentes se relacionam com a música de maneira natural e por diversos motivos: Construção da identidade, liberação de emoções negativas, busca por inspiração, auto expressão, sensação de pertencimento a um grupo, entre outras.
O contato com a música na adolescência ensina muito sobre disciplina, foco e concentração. O engajamento nas aulas e nos treinos para aperfeiçoar técnicas e habilidades também mantém os jovens envolvidos com um projeto e, consequentemente, diminui as chances de envolvimento com crimes e uso de drogas.
Além destes benefícios, como já mencionamos anteriormente aqui no blog, para muitos alunos, esse será o primeiro, e talvez até o único, contato com um instrumento musical proporcionando a chance destes jovens se identificarem com um novo universo de cultura e aprendizado, que talvez não lhes estivesse disponível se não fosse proporcionado pela escola permitindo que se aprofundem no estudo e no gosto pela música, e quem sabe na descoberta de um grande talento.
O impacto positivo não para no aluno, ele se estende aos professores, a escola e a comunidade na qual a escola está inserida. Muitas escolas, exigem que os alunos mantenham bom comportamento e notas acima da média em troca de manterem o aluno como membro da banda escolar, garantindo ao professor alunos mais aplicados aos estudos, melhores médias gerais e consequentemente melhora nos índices da escola, que por sua vez tem a certeza de estar prestando um bom serviço à sua comunidade.
A comunidade, ainda tem a possibilidade de prestigiar as apresentações da fanfarra e participar de maneira ainda mais ativa da vivência escolar de seus filhos.
Fanfarra é tudo de bom!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas saibam os benefícios da fanfarra no ambiente escolar. Valeu e até a próxima! =D