QUAIS OS INSTRUMENTOS DE UMA FANFARRA

Muito mais do que trabalhar a musicalidade, as fanfarras são uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem nas escolas da educação básica principalmente para os alunos, que passam a ter uma identidade maior com a sua escola.

Essa tem sido a aposta de muitas unidades escolares para trazer harmonia, respeito, união e espírito de equipe para os jovens alunos. E com o aumento dessa procura, nós que somos especialistas em instrumentos musicais, resolvemos dar uma mãozinha.

Se você tem interesse em montar a sua própria fanfarra, nós já escrevemos aqui no blog sobre “Como montar uma fanfarra escolar”.

Hoje nós vamos falar sobre quais instrumentos compõem uma fanfarra escolar. Então vamos lá!

BUMBO / BOMBO: O bumbo é o maior dos instrumentos de percussão presentes em uma fanfarra, ele é o tambor de som mais grave e seco em meio aos outros instrumentos. Em desfiles ou em fanfarras, o bumbo é transportado à frente do peito, pendurado nos ombros por cintas de couro (talabarte), e normalmente é percutido em ambas as membranas, por duas macetas ou baquetas, uma em cada mão. Pode-se executar malabarismos com as macetas com cordas.

CAIXA DE GUERRA E TAROL: Na família das caixas, existem dois instrumentos que são indispensáveis para a fanfarra, pois eles trazem o som marcante bem característico das bandas marciais. A caixa de guerra é um tambor, geralmente entre 10cm e 15cm com membranas em ambos os lados, porém, na membrana inferior ela possui uma malha de fios de metal que vibra em contato com a membrana sempre que a membrana ou “pele” de cima é percutida com a baqueta, trazendo assim o seu som característico. O tarol, por sua vez é bem semelhante a caixa de guerra, mas com o corpo menor, geralmente 06cm, proporcionando um som mais agudo se comparado a caixa de guerra.

SURDO: Também conhecido com “timba”, o surdo é considerado o coração das bandas marciais e fanfarras, pois é ele quem comanda o ritmo da banda e da marcha, geralmente com uma batida binária, bem semelhante ao batimento de um coração. O surdo é um tambor grande, geralmente de 30cm a 45cm, mas existem timbas de até 90cm de altura. Com 2 peles, tem um som grave e presente. É largamente utilizado no Brasil, tanto em fanfarras quanto em blocos de carnaval, torcida organizada e grupos musicais.

PRATOS: Em uma fanfarra, os pratos são o brilho da banda, são o som mais agudo e estridente do grupo, por isso devem ser tocados com maestria. Os pratos, quando bem performados darão o toque final ao arranjo, trazendo riqueza musical para a composição.

Podem ser tocados usando técnicas de ressoar ou de abafar conforme o resultado esperado. Fabricados, geralmente, em latão, são utilizados em pares, um em cada mão, segurados através de faixas fixadas na parte traseira ao centro de cada um dos pratos.

E então? Já está mais familiarizado com os instrumentos que formam uma fanfarra?

Alguma dúvida? Manda um alô pra gente que vamos adorar poder ajudar.

Valeu e até a próxima! =D

Uma ideia sobre “QUAIS OS INSTRUMENTOS DE UMA FANFARRA

  1. Pingback: A HISTÓRIA DA FANFARRA – SUPER SONORA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s